Biografia

  

    Stefani Joanne Angelina Germanotta ou simplesmente, Lady Gaga, nasceu em Nova Iorque, no dia 28 de março de 1986 ( 26 anos), ela é cantora de Pop-Dance e eletrônica, compositora, produtora musical, artista de performance e as vezes se arrisca como atriz, dos Estados Unidos da América. Filha mais velha de Joseph e Cynthia Germanotta. 
  Quando criança frequentou um colégio privado "Convento do Sagrado Coração" um colégio Católico no noroeste de Manhattan. Gaga aprendeu a tocar piano com quatro anos de idade, e escreveu sua primeira canção dançante aos treze anos.
  Em entrevista ao jornal Britânico "The Guardian" Lady Gaga conta que sofria bullying na escola, ela sofria agressão verbal e psicológica. Ela disse que o sentimento de "não ser compreendida", que as vezes permeia em suas músicas, veio em parte na época em que era atormentada por outros alunos.  "Sou excêntrica e falante, audaciosa, teatral, eu costumava ser atazanada. Já fui jogada na lata de lixo em uma esquina por uns caras que estavam saindo com as garotas da minha sala. Já escreveram palavrões no meu armário do colégio. Já fui xingada nos corredores e chamada de vagabunda. Conta Gaga" 
  Aos dezessete anos, Gaga ganhou uma admissão para a "Tisch School of Art" da Universidade de Nova Iorque, lá ela estudou música e melhorou suas habilidades de composição.
   Antes de se lançar como cantora , Lady Gaga escrevia canções para artista da Interscope como o grupo americano "The Pussycat Dolls" e logo capturou a atenção de Akon, que reconheceu as suas habilidades vocais, e contratou-a para sua própria gravadora, a Kon Live Distribution.
  Em 8 de abril lançou seu primeiro compacto, "Just Dance", junto a um EP com 3 músicas (Beautiful Dirty Rich, Dirty Ice Cream e Rock Show).
  No dia 13 de julho, apresentou-se no Miss Universo 2008, no Vietnã, cantando seu primeiro single, Just dance. A apresentação foi extremamente importante para a divulgação da cantora e da música.
  Logo, Gaga estourava nas paradas Canadenses, e seu álbum foi lançado no dia 19 de agosto, dando também início a Mini tour Haus of Gaga, que divulgava seu primeiro álbum. O CD recebeu uma re-edição, contendo faixas, e foi lançado mundialmente no dia 28 de outubro.
  Atualmente, Lady Gaga foi considerada pela revista Forbes e Time a pessoa mais influente do mundo em 2011. Ela também foi a artista que mais lucrou no ano de 2011, arrecadando 90 milhões de dólares. Segundo a revista Billboard, a cantora tem um patrimônio avaliado em 25 milhões de dólares. Sua terceira turnê mundial iniciou em 27 de abril de 2012 em Seul, Coreia do Sul. A lista do canal VH1 posicionou Gaga na quarta posição dentre as maiores mulheres da música baseada nos últimos 20 anos.
  A lista de prêmios e indicações de Lady Gaga consiste em 109 prêmios vencidos de 119 indicações totais. Seu álbum de estréia, The Fame foi lançado pela Interscope Records em agosto de 2008. O álbum tem diversos singles de sucesso, incluindo "Just Dance", que foi nomeado para um Grammy de melhor Gravação Dance de 2009. O single seguinte, "Poker Face", Liderou quase todas as paradas em todo o mundo, e foi nomeado para vários prêmios Grammy, incluindo Música do Ano e Gravação do Ano, e venceu Melhor Gravação Dance em 2010.
  O seu nome artístico Lady Gaga, é uma referencia á canção "Radio Ga Ga", um sucesso de 1984 do grupo inglês "Queen". 


 

0 comentário:

Postar um comentário